O que é Paracord?

O Paracord foi originalmente encomendado pelos militares dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939), para uso em os seus paraquedas (por isso o nome Paracords), porém ao pousar os soldados usavam as cordas dos paraquedas para inúmeras outras atividades.

O Paracord foi projetado para ser forte, leve e ligeiramente elástico. E é tão versátil e confiável que já foi utilizado por astronautas da NASA em uma missão para reparar o telescópio Hubble. . Pode-se dizer que, ao longo dos setenta anos desde sua criação, o Paracord moldou sutilmente a história americana.

Tipos de Paracord

Existem diversos tipos de Paracords, com variadas espessuras, com mais ou menos filamentos no seu núcleo, com resistências diferentes e aplicações variadas. O mais utilizado no artesanato é o Paracord/550 (Tipo III), esse é o que nós da PARACORDRS utilizamos.

O interior do Paracord deve ser sempre de nylon para garantir a sua resistência. Existem Paracords de péssima qualidade em especial os chineses, então fiquem atentos e busquem saber a procedência do Paracord junto ao fornecedor.

Veja abaixo alguns tipos:

Tipo I – Paracord 100: 2mm de diâmetro. 1 filamento interno e carga máxima de resistência de 105kgf.

Tipo II – Paracord 425: 3mm de diâmetro. 3 filamentos internos, e carga máxima de resistência de 210kgf.

Tipo III – Paracord 550: 4mm de diâmetro. 7 filamentos internos e carga máxima de resistência de 366kgf.

Tipo IV – Paracord 750: 5mm de diâmetro. 11 filamentos internos e carga máxima de resistência de 387kgf.

Utilizações

A palavra que defini muito bem o Paracord é: Versatilidade. Ideal para atividades ao ar livre, inclusive pode separar os filamentos de seu núcleo e utilizá-los para fins que não exijam tanto a resistência do material.

Atualmente, tem ganhado cada vez mais espaço, não só em usos no meio da sobrevivência, mas também no cotidiano.

Suas utilidades mais comuns são:

Bushcraft, Camping e Sobrevivência na Selva: amarrações em abrigos, amarrar ou improvisar rede de descanso, construir jangadas/balsas, fazer armadilhas (em caso de sobrevivência na selva), improvisar linhas de pesca, kit de primeiros socorros, kit para fogo primitivo, pulseiras de sobrevivência, dentre outras.

Macramê: colares, cintos, bolsas, pulseiras, trançados em móveis, dentre outras.

Militar: bandoleira, fiel, cadarço de coturnos/botas, empunhadura de facas, dentre outras.

Nicho Pet: cabrestos e rédeas para cavalos, coleiras e guias de animais domésticos.

Além disso… amarrar bóias em barcos, amarração de lonas, suspender objetos, dentre outras utilizações.